“Um Lugar Para os Apaixonados por Séries”

Seja bem vindo! | Versão: 2.o

4 de Maio de 2018 Listas Quadrinhos
Star Wars: Guia de leitura dos quadrinhos publicados no Brasil
Star Wars: Guia de leitura dos quadrinhos publicados no Brasil (Reprodução)

O universo é infinito e ao mesmo tempo continua em expansão, assim como todas as mídias de Star Wars. Em 24 de maio desse ano será lançado o 10º filme da franquia criada por George Lucas, e se muitos ainda se confundem sobre a cronologia dos filmes, imagine quando descobrirem que as histórias dos filmes são apenas um pontinho brilhante em um universo muito maior! Livros, jogos, quadrinhos… a quantidade é supermassiva. Com mudanças editoriais, muitas das histórias publicadas não são consideradas canônicas, sendo relançadas com o selo Legends, como se fossem lendas dentro do universo “que vale”. Para te ajudar, preparamos um guia com os quadrinhos cânones Star Wars publicados aqui no Brasil.

» Siga o SOS no Facebook , Instagram e no Twitter e receba todas novidades das séries! «

 

Você sabia?

 

Alan Moore, roteirista de Watchman, V de Vingança, Batman: A Piada Mortal, responsável por um dos melhores runs de Monstro do Pântano, entre outros clássicos dos quadrinhos, também já escreveu HQs de Star Wars? Publicadas para a antiga Marvel UK e relançadas por compilação em Classic Star Wars Devilsworlds, as cinco histórias foram um dos primeiros trabalhos de Alan Moore.

 

Abaixo colocamos a lista em ordem cronológica cânone dos quadrinhos Star Wars feita pelo site Comic Book Herald, lincando cada quadrinho com sua publicação no Brasil e deixando um link do site da editora Panini de cada publicação onde as histórias citadas aparecem. As que por enquanto não apareceram por nossas terras em nenhuma publicação traduzida legal não estão em negrito. Veja:

A Guerra dos Clones

  • Star Wars: Darth Maul #1-5
  • Star Wars: Jedi of the Republic – Mace Windu #1-5
  • Star Wars: Obi-Wan and Anakin #1-5 (BR: Na mensal STAR WARS 16, 17, 18 e 19)

“Obi-Wan & Anakin: antes de suas façanhas nas Guerras Clônicas e de seu trágico confronto em Mustafar, eles eram mestre e aprendiz!” – Trecho da sinopse da mensal brasileira Star Wars #16.

  • Darth Maul: Son of Dathomir (BR: Star Wars Legends: Darth Maul – Filho de Dathomir)

Mesmo com o selo Legends aqui no Brasil e a publicação ter sido lá fora pela editora Dark Horse, essa mini de 4 edições ainda é considerada cânone.

Após formar a Sombra Coletiva – uma organização criminosa composta pelos Hutts, o Sol Negro, os mandalorianos e os temíveis Irmãos da Noite -, Maul reúne suas tropas para travar uma sangrenta guerra contra Sidious e seus generais, sem jamais deixar de lado sua batalha contra os Jedi!

 

Entre A Vingança dos Sith e Uma Nova Esperança

  • Darth Vader: Dark Lord of the Sith Vol. 1: Imperial Machine #1-6
  • Star Wars: Darth Vader – Dark Lord of the Sith Vol. 2: Legacy’s End #7-12
  • Kanan: The Last Padawan #1-12 (BR: Na mensal STAR WARS 2 a 13)

Kanan se envolve em uma missão de resgate que o levará a encarar novos rostos de seu passado como padawan.” – trecho da sinopse de Star Wars edição 13.

  • Lando #1-5 (BR: Na mensal Star Wars: Darth Vader 7 a 11)
  • Star Wars: Rogue One Graphic Novel Adaptation
  • Star Wars: Cassian and K2SO Annual #1

 

Depois de Uma Nova Esperança

  • Princess Leia #1-5 (BR: Star Wars: Princesa Leia)

Com apenas 5 edições no total, a HQ solo da Princess Leia recentemente foi compilada em um único volume aqui no Brasil em Star Wars: Princesa Leia.

A PRINCESA LEIA ORGANA ENFRENTA O IMPÉRIO – DE NOVO! Sob ameaça de tortura e morte, a princesa Leia confirma suas convicções – mesmo depois de o Império ter destruído seu planeta natal, Alderaan. Quando seu resgate chega, Leia pega uma blaster e se junta à luta. Ela ajuda a liderar a Aliança Rebelde em sua maior vitória contra o Império: explodir a Estrela da Morte! Mas como consequência desse triunfo, a pergunta permanece: o que é uma princesa sem um planeta? Enquanto Leia luta contra suas perdas, uma nova missão a leva a Sullust. O Império está buscando fugitivos de Alderaan e isso não agrada a princesa! Mas o que uma mulher pode fazer contra o Império Galáctico? Una-se à princesa mais durona do universo nessa jornada para salvar seu povo e reconstruir sua vida!” – Sinopse de Star Wars: Princesa Leia

  • Chewbacca #1-5 (BR: Na mensal Star Wars: Darth Vader 13 a 16)

Na estreia de sua minissérie, o aliado peludo de Han Solo se vê às voltas com uma jovem garotinha que deseja libertar o pai, mantido como escravo de um criminoso mancomunado com o Império.” – Trecho da sinopse da mensal publicada pela Panini Comics Star Wars: Darth Vader #13

A atual HQ de título principal da franquia foi publicada no Brasil pelas mensais de mesmo nome e hoje você pode encontrar facilmente em volumes que compilam algumas edições a mais que nas mensais, com a vantagem de conter apenas o título principal! O volume 1 compila as edições 1 a 6, com histórias de Jason Aaron (Thor – Deus do Trovão) e John Cassaday (Astonishing X-Men).

A maior saga espacial de todos os tempos retorna em aventuras inéditas! O jovem piloto Luke Skywalker e a Aliança Rebelde destruíram a temível Estrela da Morte. Entretanto, o Império ainda não foi derrotado.
Junte-se a Luke, à princesa Leia, aos contrabandistas Han Solo e Chewbacca, aos droidesC-3PO e R2-D2 e a todos os rebeldes na luta pela liberdade contra Darth Vader e seu maligno mestre, o Imperador Palpatine! Um ataque dos rebeldes não acaba muito bem e Han e Leia buscam uma forma de escapar, enquanto Luke se vê frente a frente com Darth Vader!

O primeiro volume do título compila as edições 1 a 6.

O SOMBRIO LORDE DOS SITH SE TORNA O PROTAGONISTA DE SUA PRÓPRIA SAGA! Desde a sua primeira aparição nas telas dos cinemas, Darth Vader se tornou um ícone da cultura pop com a sua imagem sendo imediatamente reconhecida por todos. Agora, como protagonista de sua própria série em quadrinhos, acompanhe Vader diretamente do fim de Uma Nova Esperança! Testemunhe a guerra contra a Aliança Rebelde pelos olhos de seu maior adversário! Enquanto Vader busca sua vingança pessoal contra os responsáveis pela destruição da Estrela da Morte, ele investiga as maquinações secretas do Imperador e retorna a Geonosis para colocar em prática um audacioso plano, contando com a ajuda da arqueóloga criminosa Aphra e seus dois droides assassinos!

O site Comic Book Herald ainda ajudou colocando a ordem de leitura dos primeiros volumes de Star Wars e Star Wars: Darth Vader. É possível ler os dois separadamente sem problemas, mas para os mais rígidos, aqui vai a ordem:

Star Wars 1 a 3, depois Darth Vader 1 a 3, voltando para Star Wars nas edições 4 a 5, depois finalizando o primeiro volume de Darth Vader do 4 a 6, terminando em Star Wars 6.

Para poder continuar sua busca e aprender sobre os caminhos dos jedi, Luke Skywalker decide ir até o Templo Jedi em Coruscant. No entanto, ao fazer uma parada em Nar Shaddaa, a infame Lua dos Contrabandistas, ele acaba tendo o seu sabre de luz roubado e isso o coloca em uma aventura inesperada e cheia de perigos! Han Solo e Leia, por sua vez, se veem às voltas com uma rival que surge do passado de Han.” Sinopse do volume 2 de Star Wars, que compila as edições 7 a 12, continuando o Vol. 1.

O sinistro lorde sith recebe uma nova missão das mãos do Imperador, mas ele mesmo já tem seus próprios planos. e não necessariamente condizem com as necessidades de seu mestre. Vader, em sua aliança com a astuta doutora Aphra, acaba por contratar um bando de caçadores de recompensas para executar um golpe de proporções épicas, cujo alvo é o Império! Conseguirá ele resistir à pressão das investigações conduzidas pelo inspetor imperial Thanoth e, ao mesmo tempo, cumprir com o que lhe foi pedido? Uma coisa é certa: os caminhos desses personagens se entrelaçarão de uma forma que poderá ser fatal para todos!” Sinopse do Vol. 2 de Darth Vader, que compila as edições 7 a 12.

A Queda de VaderStar Wars Vader Down Event

A Quada de Vader foi o primeiro Crossover entre dois títulos Star Wars nos quadrinhos atuais publicados pela Marvel. No Brasil, recentemente o arco foi compilado em um único volume chamado Star Wars: A Queda de Vader. O encadernado compila as edições 13 a 15 de Darth Vader, 13 e 14 de Star Wars e o especial Vader Down 1.

Sinopse: “Darth Vader acaba enfrentando a frota rebelde sozinho e tem seu TIE abatido, derrubando-o em um planeta próximo. Poderão os rebeldes aproveitar a oportunidade para eliminar um de seus maiores inimigos ou sentirão todo o poder do lado sombrio da Força? No primeiro crossover entre as revistas mensais de Star Wars, Luke, Leia, Han e Chewbacca encontram Vader, Aphra e Krrsantan no remoto planeta Vrogas Vas para um confronto épico!

  • Star Wars Vol. 3: Rebel Jail (Star Wars Annual#1, Star Wars #15-19) (BR: Nas mensais Star Wars 14 a 17)

Ainda não foi compilado em volumes como as edições anteriores no Brasil, mas de certo que em breve será! Por enquanto, só nas mensais.

  • Star Wars: Darth Vader Vol. 3: The Shu-Torun War (Darth Vader #16-19) (BR: Nas mensais Star Wars: Darth Vader 17 a 19)
  • Star Wars: Darth Vader Vol. 4: End of Games (Darth Vader #20-25) (BR: Nas mensais Star Wars: Darth Vader 21 a 22)

Neste, Star Wars: Darth Vader conclui o título.

The Screaming Citadel

Comics event the Screaming Citadel

  • Star Wars Vol. 4: Last Flight of the Harbinger (Star Wars #20-25) (BR: Nas mensais Star Wars 18 a 22)
  • Star Wars Vol. 5: Yoda’s Secret War (Star Wars #26-30) (BR: Nas mensais Star Wars 24 e continuando)
  • Star Wars: Doctor Aphra Vol. 1 (Doctor Aphra #1-6) (BR: Nas mensais Star Wars 24 e continuando)

Doutora Aphra: a estreia das aventuras solo da arqueóloga mais trapaceira da galáxia!” Trecho da sinopse da mensal Star Wars 24.

As seguintes edições ainda não foram publicadas no Brasil:

 

  • Star Wars: The Screaming Citadel (The Screaming Citadel #1, Star Wars #31-32, Doctor Aphra #7-8)
  • Star Wars: Doctor Aphra Vol. 2: Doctor Aphra and the Enormous Profit (Doctor Aphra #9-14, Doctor Aphra Annual #1)
  • Star Wars Vol. 6: Out Among the Stars (Star Wars #33-37)
  • Star Wars Vol. 7: The Ghosts of Jedha (Star Wars #38-43)
  • Star Wars: Doctor Aphra Vol. 3 (Doctor Aphra #15-20)
  • Star Wars Vol. 8 (Star Wars #44-49)

 

Entre O Retorno do Jedi e O Despertar da Força

 

  • Journey to Star Wars: The Force Awakens – Shattered Empire (Shattered Empire #1-4)
  • Star Wars: Poe Dameron Vol. 1: Black Squadron (Poe Dameron #1-5)
  • Star Wars: Poe Dameron Vol. 2: The Gathering Storm (Poe Dameron #6-12)
  • Star Wars: Poe Dameron Vol. 3: Legends Lost (Poe Dameron #14-19)
  • Star Wars: Poe Dameron Vol. 4 (Poe Dameron #20-25, Poe Dameron Annual #1)

 

Entre O Despertar da Força e Os Últimos Jedi

  • Star Wars: Journey to Star Wars: The Last Jedi – Captain Phasma (Journey to Star Wars: The Last Jedi – Captain Phasma #1-4) (BR: Capitã Phasma 1 e continuando)

Capitã Phasma assume uma nova identidade! Depois de uma implacável perseguição a um tenente da Primeira Ordem até um planeta desconhecido, a guerreira cromada se vê forçada a liderar um novo exército contra uma ameaça ainda maior. Descubra o destino da maior e melhor capitã da Primeira Ordem.” – Sinopse de Capitã Phasma 1.

Agora é só aproveitar que o site da Panini, da Amazon e com certeza mais outros estão fazendo promoção nesse dia 04/05/18 (May the Fourth), dia de Star Wars, e torcer para que a Força esteja no seu bolso.

 

Comentários
Queremos saber o que você pensa! Este espaço é especialmente para você deixar seus comentários. Deixe sua opinião e nos ajude a construir um Sons of Series cada vez melhor e mais completo. Debates são super bem vindos, desde que as opiniões sejam respeitadas e expressas de maneira educada e sem ofensas gratuitas. Caso observe qualquer tipo de conteúdo preconceituoso ou ofensivo, por favor, não exitem em nos contactar!