“Um Lugar Para os Apaixonados por Séries”

Seja bem vindo! | Versão: 2.o

27 de Maio de 2017 Review Séries
Crítica | Anne With An E – 1ª Temporada


Crítica | Anne With An E – 1ª Temporada (Reprodução)
Carolina Guedes

Nesse mês de Maio a Netflix nos entregou um presente maravilhoso que surpreendeu e encantou o coração de muita gente: Anne With An E.

» Siga o SOS no Facebook , Instagram e no Twitter e receba todas novidades das séries! «

A série chegou como quem não queria nada e mostrou com pouquíssimos episódios um potencial gigantesco tanto para a produção como a atuação de todos os envolvidos no projeto. A maioria das pessoas conheceu Anne após chegar na Netflix, porém a primeira temporada foi exibida em Março pelo canal canadense CBC e não teve muito público aqui no Brasil. Para a nossa sorte, tivemos a temporada completa disponibilizada no meio do mês de Maio e com somente sete episódios não foi nem um pouco difícil maratonar.

Para quem não conhece Anne With An E, a série é baseada no livro Anne of Green Gables da escritora Lucy Maud Montgomery e é centrada em uma jovem órfã do século XIX chamada Anne Shirley (Amybeth McNulty), que teve uma infância abusiva entre orfanatos e casas de estranhos. Quando a garota é enviada para a casa dos irmãos Cuthbert (Geraldine James e R.H. Thomson) por engano, ela tem que conquistar os irmãos com seu carisma, inteligência e imaginação para se tornar parte da família.

Quem assiste o trailer ou até mesmo lê a história por cima pode achar a série meio boba. A imaginação de Anne ao mesmo tempo que mostra um lado bem infantil e ingênuo traz também algumas revelações de sua infância sofrida junto de lares adotivos abusivos. Uma das coisas que conquista na série, inclusive, é a forma sensível e extremamente discreta de se tratar assuntos seríssimos que merecem um espaço na televisão como bullying, assédio, preconceitos entre outros.

Quando comecei a assistir a série esperava algo mediano, mas logo fui surpreendida. A atriz que da vida a personagem principal consegue mostrar os diversos lados da jovem, com um gênio forte e uma personalidade que conquista qualquer um, Anne é extremamente irritante mas ao mesmo tempo te da um pouco de esperança em novas gerações, e até mesmo saudade da inocência onde a imaginação é capaz de qualquer coisa. A trama consegue com sua delicadeza arrancar lágrimas dos mais sensíveis e emocionar com a forma que Anne é tratada por todos e como ela está sempre preparada para o pior, para ser descartada. A visão que ela tem do mundo é horrível e infelizmente é a realidade para ela, mas conforme os Cuthbert ensinam a menina o que é o amor e o verdadeiro significado da família, o nosso coração enche de felicidade e nos sentimos dentro de Green Gables com os personagens maravilhosos que conhecemos aqui.

Como a série se passa em uma época mais antiga podemos ver uma realidade que hoje parece absurda de um dia ter sido aceita. Um bullying escancarado e ignorado por todos (hoje ainda existente infelizmente), a troca de crianças para serviços domésticos como se fossem escravas e descartáveis, o amor de uma família adotiva, a forma que os homens tratavam as mulheres sem direitos e sem opinião… Inclusive uma coisa maravilhosa na série que foi praticamente a cereja em cima do bolo, foi a forma que mostraram a semente sendo colocada na cabeça das mulheres onde elas se tocavam pouco a pouco que tinham a mesma capacidade do que os homens para quaisquer tarefas, o desejo de independência e a escolha por estudos ao invés de um lar para cuidar de filhos e servir a um homem.

Anne vai desde a inocência até o lado mais sombrio que o ser humano pode chegar e faz a transação de uma maneira magnifica. É possível ter toda uma mistura de sentimentos assistindo a essa série e pegar diversas lições para a forma de pensar e agir com o outro. Anne te ensina muito mais do que respeitar ao outro, muito mais que a independência e acreditar em si mesmo, Anne te ensina o amor, a realidade que nem sempre é justa com as pessoas e com certeza tem potencial para trazer muito mais.

Anne With An E ainda não foi renovada, está na bolha por enquanto, mas está na nossa lista de torcida para renovação pois com certeza merece. Fora o roteiro redondo e maravilhoso, ótimas atuações, a série também tem uma fotografia de tirar o fôlego e com certeza vale a pena algumas horas do seu dia.

Nota da Temporada: 9

Comentários
Queremos saber o que você pensa! Este espaço é especialmente para você deixar seus comentários. Deixe sua opinião e nos ajude a construir um Sons of Series cada vez melhor e mais completo. Debates são super bem vindos, desde que as opiniões sejam respeitadas e expressas de maneira educada e sem ofensas gratuitas. Caso observe qualquer tipo de conteúdo preconceituoso ou ofensivo, por favor, não exitem em nos contactar!