“Um Lugar Para os Apaixonados por Séries”

Seja bem vindo! | Versão: 2.o

2 de setembro de 2017 Destaques Filmes Listas
Cinema Clássico: 15 filmes que surpreenderam nos anos 80


Cinema Clássico: 15 filmes que surpreenderam nos anos 80 (Reprodução) Anos 80
José Eduardo Apolinario
Ah, o cinema dos anos 80!

Há quem diga que os anos 80 foi um ano ruim para as obras cinematográficas, há quem diga que foi um ano de mudanças grandes, porém muito boas. O cinema estava entrando em sua época pós-modernismo, a ficção científica foi o gênero que dominou as telas e abriu as portas para grandes filmes que viriam depois.

» Siga o SOS no Facebook , Instagram e no Twitter e receba todas novidades das séries! «

Os dramas marcantes, os clássicos de hoje em dia, muitos deles vieram nessa época de tanta variedade e reconhecimento para nomes que hoje são conhecidos mundialmente. Martin Scorsese, Harrison Ford, Steven Spielberg e muito mais.

E não é só de blockbuster que vive o cinéfilo, não é mesmo?! Pensando nisso, separamos 15 filmes dos anos 80 que consideramos obrigatórios para você ter na sua lista de assistidos. Bora lá?
 

Asas do Desejo (1987)

Anos 80

Asas do Desejo (1987)

Na Berlim pós-guerra, dois anjos perabulam pela cidade. Invisíveis aos mortais, eles lêem seus pensamentos e tentam confortar a solidão e a depressão das almas que encontram. Entretanto, um dos anjos, ao se apaixonar por uma trapezista, deseja se tornar um humano para experimentar as alegrias de cada dia.
 

Vá e Veja (1985)

Anos 80

Vá e Veja (1985)

Impressionante e rigoroso filme russo. Um dos mais importantes dos últimos tempos. Vá e Veja é uma experiência de dor e perda. Considerado selvagem e lírico, o filme narra a trajetória de Florya, um jovem separado de seus comandantes durante a Segunda Guerra Mundial.
 

Paris, Texas (1984)

Anos 80

Paris, Texas (1984)

Travis (Harry Dean Stanton) é acolhido por seu irmão que não o via há muito tempo, enquanto vagava sem memória pelo deserto. Aos poucos, vai recuperando sua memória e o relacionamento com sua mulher e filho.
 

Coração Satânico (1987)

Anos 80

Coração Satânico (1987)

Nova York, 1955. Harry Angel (Mickey Rourke), um detetive particular, é contratado por Louis Cyphre (Robert De Niro), um misterioso cliente para encontrar um cantor. Entretanto, quanto mais ele se aprofunda na investigação, mais distante fica da verdade. Envolve-se com figuras estranhas, que morrem violentamente e penetra em um mundo místico, que não entende.
 

Desaparecido – Um Grande Mistério (1982)

Anos 80

Desaparecido – Um grande Mistério (1982)

Baseado numa história real. Em setembro de 1973, no Chile, o jornalista americano Charles Horman chega em Santiago com seu amigo Terry Simon para encontrar sua esposa Beth e trazê-la de volta para Nova York com ele. No entanto, eles são surpreendidos pelo golpe militar patrocinado pelo governo dos EUA para substituir o presidente Salvador Allende e Charles é preso pela força militar. Seu pai Ed Horman, um empresário conservador de Nova York, chega no Chile para buscar seu filho desaparecido com Beth. Ele vai ao Consulado Americano para com o cônsul que promete os maiores esforços para encontrar Charles enquanto a cética Beth não confia na palavra das autoridades americanas. O nacionalismo e a confiança de Ed em seu governo muda quando ele encontra a verdade sobre o que aconteceu com seu amado filho.
 

O Homem Elefante (1980)

Anos 80

O Homem Elefante (1980)

A história de John Merrick, um desafortunado cidadão da Inglaterra vitoriana que era portador do caso mais grave de neurofibromatose múltipla registrado, tendo 90% do seu corpo deformado. Esta situação tendia fazer com que ele passasse toda a sua existência se exibindo em circos de variedades como um monstro. Inicialmente era considerado um débil mental pela sua dificuldade de falar, até que um médico, Frederick Treves, o descobriu e o levou para um hospital. Lá Merrick se liberou emocionalmente e intelectualmente, além de se mostrar uma pessoa sensível ao extremo, que conseguiu recuperar sua dignidade.
 

Gêmeos, Mórbida Semelhança (1988)

Anos 80

Gêmeos, Mórbida Semelhança (1988)

Elliot, um ginecologista bem sucedido, trabalha na mesma clínica que seu irmão gêmeo idêntico, Beverly. Elliot se sente atraído por muitas de suas pacientes e tem casos com elas. Quando ele inevitavelmente perde o interesse, ele dá suas mulheres para Beverly, o mais sensível dos dois, sem a mulher saber a diferença. Beverly se apaixona por uma das pacientes, Claire, mas quando ela o engana, ele entra em um colapso de loucura.
 

Crimes e Pecados (1989)

Anos 80

Crimes e Pecados (1989)

O diretor Woody Allen trata de duas histórias de adultério em um mesmo filme. Um médico de Nova York (Martin Landau) tenta encobrir de sua esposa sua vida de traições desesperadamente. Um documentarista (o próprio Woody Allen) luta contra a tentação enquanto está produzindo seu novo filme.
 

Corpos Ardentes (1981)

Anos 80

Corpos Ardentes (1981)

O advogado Ned Racine começa um caso amoroso com Matty Walker, esposa de um empresário rico da Flórida. Com a ajuda de um de seus clientes criminosos, o fabricante de bombas Teddy Lewis, Ned planeja um esquema para matar o marido de Matty, para que eles possam fugir juntos com o seu dinheiro. Mas, complicações aparecem por causa de traições, lançando o advogado infeliz em uma situação muito mais traiçoeira do que ele imaginava.
 

Reds (1981)

Anos 80

Reds (1981)

O jornalista americano John Reed viaja à Rússia para documentar sobre a Revolução Boleshevik e retorna um revolucionário. Seu fervor pela política de esquerda o leva a Louise Bryant, então casada, que se tornará um ícone feminista e ativista. Em casa, as diferenças políticas entre os ideais de Reed e a realidade causam problemas. Bryant sai com um cínico dramaturgo e Reed retorna à Rússia, onde sua saúde piora.
 

Os Eleitos (1983)

Anos 80

Os Eleitos (1983)

O livro de Tom Wolfe que conta a história do programa espacial norte-americano foi escrito como um romance, e o filme tem a mesma qualidade ficcional. Ele cobre desde a quebra da barreira do som por Chuck Yeager (Sam Shepard) até aos astronautas da Mercury 7, mostrando que ninguém tinha a menor ideia de como executar um programa espacial ou como selecionar as pessoas para participarem. Os sete eleitos são Alan Shepard (Scott Glenn), John Glenn (Ed Harris), Gordon Cooper (Dennis Quaid), Gus Grissom (Fred Ward), Scott Carpenter (Charles Frank), Wally Schirra (Lance Henriksen) e Deke Slayton (Scott Paulin). Emocionante, engraçado, charmoso e eletrizante ao mesmo tempo.
 

Veludo Azul (1986)

Anos 80

Veludo Azul (1986)

Um rapaz volta à cidade natal após longo tempo e descobre uma orelha humana decepada em um jardim. Insatisfeito com a investigação policial, ele e a filha do detetive encarregado começam a averiguar por conta própria, e descobrem coisas estranhas.
 

Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Anos 80

Curtindo a Vida Adoidado (1986)

No último semestre do curso do colégio, estudante (Matthew Broderick) sente um incontrolável desejo de matar a aula e planeja um grande programa na cidade com a namorada (Mia Sara), seu melhor amigo (Alan Ruck) e uma Ferrari. Só que para poder realizar seu desejo ele precisa escapar do diretor (Jeffrey Jones) do colégio e de sua própria irmã (Jennifer Grey).
 

O Nome da Rosa (1986)

Anos 80

O Nome da Rosa (1986)

Em 1327 William de Baskerville, um monge franciscano, e Adso von Melk, um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Considerando que ele não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados.
 

A Cor Púrpura (1985)

Anos 80

A Cor Púrpura (1985)


Em 1906, em uma pequena cidade da Georgia, sul dos Estados Unidos, a quase adolescente Celie, violentada pelo próprio pai, torna-se mãe de duas crianças. Separada dos filhos, Celie (Whoopi Goldberg), que foi indicada ao Oscar de melhor atriz por este filme em 1985), é doada à Mister (Danny Glover, de Máquina Mortífera), que a trata como companheira e escrava ao mesmo tempo. Cada vez mais calada e solitária, Celie passa a compartilhar sua tristeza em carta.

SOS | Outras Notícias Relacionadas:
Comentários
Queremos saber o que você pensa! Este espaço é especialmente para você deixar seus comentários. Deixe sua opinião e nos ajude a construir um Sons of Series cada vez melhor e mais completo. Debates são super bem vindos, desde que as opiniões sejam respeitadas e expressas de maneira educada e sem ofensas gratuitas. Caso observe qualquer tipo de conteúdo preconceituoso ou ofensivo, por favor, não exitem em nos contactar!