“Um Lugar Para os Apaixonados por Séries”

Seja bem vindo! | Versão: 2.o

27 de julho de 2017 Quadrinhos Review
Review | Vingadores Vertentes: Bandido Bom é Bandido com a Realidade Alterada!


Review | Vingadores Vertentes: Bandido Bom é Bandido com a Realidade Alterada! (Reprodução) Vertentes Vingadores

Foi publicado aqui no Brasil pela Panini Comics em junho de 2017 o arco Avangers Standoff, traduzido como Vingadores Vertentes (provavelmente para casar com o logo da equipe de heróis, assim como o A em stAndoff ficava com Avengers. Ótima escolha de adaptação do tradutor!). Publicado no mix Os Vingadores #8 e Capitão América #4, Vertentes dá início à controversa saga atual da Marvel nos Estados Unidos envolvendo Steve Rogers, o Capitão América. Citando o editor Rodrigo Guerrino, “Não é exagero dizer que depois desse arco muita coisa vai mudar na vida da Sentinela da Liberdade”.

» Siga o SOS no Facebook , Instagram e no Twitter e receba todas novidades das séries! «

Vertentes começa na primeira HQ do mix Os Vingadores #8, Avengers Standoff: Welcome to Pleasant Hill 1. Bucky Barnes, o Soldado Invernal, invadindo uma instalação secreta da S.H.I.E.L.D. após ter recebido um forte alerta em seus sistemas de que algo catastrófico teria acontecido por lá. Usando o login de Steve Rogers, ele consegue ver uma gravação mostrando doutores e agentes da S.H.I.E.L.D. trabalhando com radiação gama e tubos contendo elementos azuis, que explodem, matando todos os presentes ali, exceto por uma pequena menina. Bucky, antes de ser capturado por agentes que perceberam sua infiltração, percebe que eram realmente verdade as informações que um misterioso Hacker chamado Sussurrante vazou, alegando que Maria Hill, a diretora da S.H.I.E.L.D., planejava usar fragmentos de Cubo Cósmico para fazer mudanças na realidade sem o conhecimento do povo. Um projeto chamado Kobik.

Bucky vendo a garotinha sobrevivente.

A história começa a ficar mais bizarra e intensa quando é focado em um jovem sem memórias que acorda em uma cidadezinha chamada Pleasant Hill. Todos parecem amigáveis lá, porém tudo com ar de artificial. Percebendo isso, esse cara tenta fugir de todas as formas, mas sempre é capturado por agentes, sendo colocado de volta para a cidadezinha. Todas as tentativas de fuga se tornam claustrofóbicas, já que em cada uma delas ele descobre elementos estranhos que contradizem todo o ar amigável do lugar, dando indícios de que é uma prisão. Ele ainda encontra a mesma garotinha mostrada como sobrevivente da explosão que Bucky viu nos registros da S.H.I.E.L.D. ressuscitando um pássaro!

Após as várias tentativas fracassadas, ele tenta viver normalmente na cidade, até que um dos residentes o mostra um vídeo em segredo, revelando que todo o lugar não passa de uma prisão construída pela S.H.I.E.L.D. sob ordens de Maria Hill. No vídeo mostra que os vilões, após capturados, tem sua memória, aparência e realidade alteradas para serem boas pessoas na cidade-prisão Pleasant Hill. O jovem consegue sua realidade de volta, revelando ser o vilão Barão Zemo, e o outro cara que mostrou a ele a verdade, é o também vilão Armador. Eles planejam um ataque.

O arco Vertentes continua no mix Capitão América #4, com a HQ Avengers Standoff: Assault on Pleasant Hill Alpha 1, mostrando o que aconteceu com o Bucky Barnes. Ele tinha conseguido escapar dos agentes da S.H.I.E.L.D., capturou um que era hacker e fez com que ele hackeasse uma pasta. Steve Rogers ficou sabendo disso e acaba indo atrás dele para saber o porquê dele ter feito tudo aquilo. Bucky conta tudo o que viu, mas Steve questiona, pois tinha estado presente no momento em que o Cubo Cósmico foi destruído. Maria Hill chega com uma nave para capturar Bucky, mas Steve, sabendo toda a verdade que ela tinha escondido dele, exige respostas.

Sam Wilson, o agora Capitão América, já que Steve Rogers perdeu o soro de Super Soldado, ficando velho, recebe uma pista sobre onde está Sussurro, o Hacker que vazou as informações dos planos da Maria Hill. Eles se encontram e é revelado que o misterioso hacker é na verdade Rick Jones, ex-herói que tinha sido transformado em Bomba A, uma mistura de Hulk com Abominável. Ele explica que após ter sido curado, seu cérebro sofreu alguns efeitos colaterais, fazendo com que ele aprendesse as coisas mais rápido que o comum, se tornando um hacker. É, uma revelação bem aleatória e anticlimática.

Ele explica tudo pro Sam, mas uma nave da S.H.I.E.L.D. os cerca, então Capitão América o ajuda em uma fuga.

A diretora Maria Hill explica todo o ocorrido sobre a prisão Pleasant Hill, mostrando para Steve Rogers. É revelado que a mesma menina que Bucky tinha visto no vídeo como sobrevivente do incidente na S.H.I.E.L.D. é na verdade a forma humana de um dos fragmentos de Cubo Cósmico capaz de alterar a realidade, ela se chama Kobik. A “menina” mostra seu poder tentando alterar o símbolo dos Estados Unidos no uniforme dele, dizendo que está errado e que ela pode arrumar, mas quando o símbolo é quase alterado, ela é repreendida por um doutor, então volta ao normal. Essa, bem essa é uma cena que já dá indícios da saga que provavelmente será publicada aqui no Brasil daqui a um ano. Planejamento!

Kobik, a forma humana do fragmento de Cubo Cósmico

Steve começa a criticar Hill por seus atos, que é antiético alterar a realidade de alguém, mesmo sendo um cara mal, mas é impedido quando um dos prisioneiros, na forma de vilão, os ataca. A partir daí, mostra que todos os vilões presos foram “despertados”, planejando um ataque à prisão.

Voltando para Vingadores #8, agora em Uncanny Avengers 7, os Fabulosos Vingadores (uma equipe de super-heróis e mutantes formada por Vampira, Steve Rogers, Doutor Vodu, Deadpool, Mercúrio, Tocha Humana, Sinapse e Cable, criada para unificar os dois grupos e tentar melhorar a imagem dos mutantes para o povo na época pós Vingadores vs. X-Men), eles estão perseguindo um carro de fuga. Quando ele para (à força), é revelado que o motorista era o Destruidor. Ele explica que estava voltando para Pleasant Hill para buscar mais alguém e fala sobre todo o caso de alteração de realidade e a prisão secreta. Ainda, do mesmo carro de fuga sai a Maria Hill, ela estava junto com o Destruidor, disse que tinha sido colocada como prisioneira na própria prisão.

Deadpool, membro dos Fabulosos Vingadores, perseguindo o carro de fuga.

Eles lutam juntos contra os agentes da S.H.I.E.L.D. que tinham ido para capturar os foragidos e voltam para a prisão. Maria Hill diz que lá está todos os que tem poderes. Quando é questionada pelos Fabulosos Vingadores sobre o que ela quis dizer com isso, eles são interrompidos por uma nave de batalha mirando neles. Quem está pilotando é… OUTRA MARIA HILL! A nave atira em direção deles.

Pelo início de Vertentes deu pra perceber uma história ótima. Todo esse lance de prisão falsa, alteração de memórias dos presidiários para fazer com que eles sejam pessoas melhores é muito Black Mirror. Ainda aborda temas polêmicos atuais sobre presidiários, “bandido bom é bandido morto”, direitos humanos e o politicamente correto. Enfim, Vertentes empolgou, vou acompanhar!

Se isso tudo fosse possível acontecer na vida real, o qual seria sua opinião sobre o assunto? O bandido preso pode ter sua realidade, aparência e memórias alteradas em troca de se tornar um cidadão melhor e restaurado ou isso é errado e uma violação dos Direitos Humanos? Deixe nos comentários!

Confira outras reviews de Quadrinhos:

Também, um Resumão de Velho Logan no canal HQ DAORA:

Comentários
Queremos saber o que você pensa! Este espaço é especialmente para você deixar seus comentários. Deixe sua opinião e nos ajude a construir um Sons of Series cada vez melhor e mais completo. Debates são super bem vindos, desde que as opiniões sejam respeitadas e expressas de maneira educada e sem ofensas gratuitas. Caso observe qualquer tipo de conteúdo preconceituoso ou ofensivo, por favor, não exitem em nos contactar!